sexta-feira, 3 de março de 2017

Mudrâs Gestos Divinos

O Objetivo fundamental do Yoga é centrar-se, tranquilizar-se e tornar-se Um com Deus, o Divino ou a Inteligencia Universal.” Sabrina Mesko

Os Mudrâs são gestos simbólicos com as mãos que  representam ideias e expressões. Para alguns estudiosos consiste também em um ponto entre o asana e o pranayama.
A prática do Mudrâ faz parte de algumas linhas de Yoga e deve ser praticado somente após uma certa experiência e domínio dos pranayamas e alguns asanas, além da orientação de uma professor ou mestre, pois os Mudrâs atuam diretamente no fluxo de energia do corpo e no sistema límbico. A pressão em determinados pontos do corpo e a pausa respiratória estimulando as forças sutis e alguns efeitos fisiológicos. A prática dos Mundrâs é encontrada em todos os rituais védicos de cura, não se restringindo ao Yoga. 
No Hatha Yoga Pradipika um dos principais textos do yoga são citados apenas dois Mudrâs,  mahamudrâ e khecarî.
  • Mahamudrâ: flexão da coluna com um calcanhar pressionando o períneo com a outra perna estendida;
  • Khecarî: Obstrução completa da faringe com a língua;
Sabrina Mesko em seu livro “Mudras que Curam” considerava que a prática dos Mudras é “a chave para desencadear os infinitos poderes que há em nós...maneira de reprogramar seu corpo, sua mente e sua alma e atingir plenamente o seu potencial.”
Em “Livro das Imagens Hinduístas” de Eva Rudy Jansen estão listados 4 Mudras que a autora considera mais importantes: Jnana, Vtarka.

Jnana: 

Vtarka:
Anjali:
Dhyana:

Aulas de yoga no FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde
www.fidescultural.com.br 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...