sexta-feira, 25 de março de 2011

Yantra e o Espaço Sagrado‏




por Flávia Venturoli de Miranda

‘A profunda nostalgia do homem religioso
é habitar um “mundo divino”,
ter uma casa semelhante à “casa dos deuses”...’[i]


Shri Yantra

Yantra [ ] é um tema complexo pela variedade de maneiras e situações em que é usado. Há quem diga que yantra é formado por
yam = segurar , reter ( como em yama = conter-se) +
tra = proteger , instrumento
Gosto de traduzir como
Yantra é a maquininha que contém a mente e a protege.
Yantra-s são instrumentos , aparatos , máquinas , engenhos de meditação , culto , proteção , magia , alquimia e tecnologia . Podem ser desenhos , símbolos , diagramas , cosmogramas (de devoção , que representam uma divindade ), dispositivos , objetos (de alquimia , amuletos ), instrumentos (cirúrgicos), máquinas (maquina voadora, robô ) e construções ( templos ).
Execução do Yantra
Yantra Númerico
Yantra Vidhimadhyayam - Instrumentos Cirúrgicos
Shri Hanuman Yantra
Templo Shri Yantra 




yantra atua no mundo das formas {rUpa} e tem sua contrapartida nominal {nAma} como mantra . O yantra é a representação visual do mantra e o mantra vivifica o yantra. O mundo é a manifestação da divindade , Brahman Saguna [brahman saguNa]. Assim como se diz da luz , que é tanto onda como partícula , essa manifestação assume um nome e uma forma . O par nama/rupa é recorrente no tantrismo.

Nama surge da manifestação do Absoluto , Brahman Nirguna [brahman nirguNa], primeiramente como vibração primordial {spanda}, que , quando tangível , é percebida comoOm , o pranava [praNava]. 
ouça B.K. Iyengar entoando o 
pranava - OM
Desse som primordial deriva todos os sons , que formam palavras , que são percebidas como coisas , que recebem nomes que as identificam.
Om e todas letras sânscritas
Rupa, por sua vez , surge da manifestação do Absoluto , Brahman Nirguna, primeiramente como uma marca virtual {bindu avyakta}, que quando tangível , é percebido como ponto {bindu vyakta}. 
Brahman como ponto
Dessa marca virtual deriva tudo o que tem forma , que é percebido como objeto , que recebe nome que os identifica. Em outras palavras , tudo o que tem nome , tem forma , isto é, na forma contém seu próprio nome e propósito {artha}. Assim a significação mental divina dá forma aos nomes , e nomeia as formas manifestadas. Com o nomes e formas , o mundo é criado .
Yantra + Mantra de Katyayani
para o amor entre casais
Assim o par mantra/yantra faz parte de muitos rituais místicos, religiosos e simbólicos mundo a fora . Do profano ao sagrado , o som e a forma , andam juntos , interagem, se completam e se destroem.
Há a grafia musical ( com notas , ritmos , escalas ),

Projeto Beethoven - Transposição Sinfônica IX
de Walter Miranda,
há os pontos e cantos do candomblé ,
Oxalá - ponto riscado 
Oxalá - canto
há outros símbolos religiosos:
Judaíco
Islmânico
Crescente Islâmico
nama + rupa
Allah-Allah-Allah, Sufi chant (Zikhr) by Oruç Güvenç & Tümata

Cristão
Cruz de Cristo
Kyrie Eleyson, Maronite-Christian chant by Sarband & Osnabrücker Jugendchor
como a Cruz , que está associada com a imagem de Cristo e ao Pai Nosso ,  
há as ciências com demonstrações gráficas das ondas de luz e de sons, 
Luz é Dual, é onda e é particula.
ou mesmo a demonstração física de formas criadas por um líquido ou pó sobre um alto-falante com diferentes sons (veja vídeo),
há ressonâncias capazes de destruir uma ponte ,
video
Ponte de Tacoma
destruida pela ressonância com o vento


há ultrassons que permitem observar órgão internos e fetos (veja vídeo) .

Para nós , ocidentais , os mantras são mais conhecidos , porém a sabedoria dos yantra-s, como ferramenta de autoconhecimento , é praticamente ignorada. O que há, é o conhecimento estético das mandalas [maNDala]  

Bunny Mandala
e suas aplicações terapêuticas na psicologia , graças ao Jung ( verdade dita seja ). Porém mandalas são apenas uma parte do universo dos yantra-s.
Simbolismo da Mandala
Carl Jung
Nos yantra-s usa-se a energia da forma para a contemplação , meditação , proteção e aplicação . Cada forma invoca uma energia específica que produz uma reação na mente do observador . Brincamos de desenhar yantra-s e mandalas, mas a realidade é que para essa energia criativa já fórmulas prescritas de execução e contemplação . Além do que , todos os tipos de expressões formais e dimensionais podem ser aplicados nos yantra-s.
Mahavidya Yantra
Antes de escrever sobre os vários tipos de yantra-s e aplicações , alguns conceitos de espaço sagrado são importantes para o entendimento da simbologia dos yantra-s, e para desfrutar melhor dessa sabedoria .

Espaço Sagrado
O espaço sacralizado é o lugar do rito , do mito , do mundo conhecido , de segurança , de um grupo e do indivíduo . Para Eliade [ii], há uma ruptura no espaço (e no tempo ) quando se entra no domínio do sagrado . A mesma terra que pisamos, quando consagrada muda sua dimensão simbólica e qualitativa , por agregar o poder do divino (do mito ). Por isso , mesmo um pequeno lugar sagrado ( diminuto até ) pode representar todo um universo , em suas várias dimensões . O espaço sagrado traz ordem ao caos , orienta, norteia, dá direção e sentido . 
Oratório
obra de Walter Miranda
Centro
O que antecede ao surgimento do mundo ( mitológico ou real ) é o obscuro , o desconhecido , a água insondável primordial , as trevas , o inominável e amorfo .  A instalação do sagrado no espaço organiza o caos e seu centro estabelece orientação . No espaço sagrado , o centro é a fundação do mundo . Uma frase do Mircea Eliade que gosto muito é: ‘“ Nosso mundo ” situa-se sempre no centro ’ [iii], em outras palavras o espaço sagrado é o nosso domínio .
planta de Stonehenge
O centro é o vínculo , na terra , do início da manifestação divina . Esse local de criação divina é absoluto , fixado como referência do centro do mundo sagrado para a periferia profana . É a singularidade de onde a complexidade deriva . Assim , o centro é o primeiro elemento importante na geometria sagrada . O centro sagrado num espaço plano é o ponto . O ponto sagrado toma   forma de pedra , grão , lugar , ovo , semente . Quando a sacralização passa ao espaço corpóreo, o ponto é o umbigo , o coração , o chakra [cakra], marma [], sthana [ ], granthi [ ] etc.

Corpo é o Templo
Eixo
Quando o centro do sagrado passa a ter 2 pontos , formando um linha , essa ligação cria o eixo central . O eixo conecta a terra com o céu , axis mundi [1]. Através do eixo se estabelece a comunicação com a divindade , é o fio condutor das súplicas e de recebimento das dádivas , além de também sustentar e alicerçar o Céu (a morada divina ).
O eixo sagrado toma forma de fio , pilar , poste , árvore , montanha , escada , etc. Já o eixo corpóreo por excelência é a coluna vertebral e, no plano sutil , a sushumna nadi [suSumnA nADI].
Centro Expandido, o Plano
O centro é a forte fonte do poder divino que ao expandir se multiplica, deriva , varia, diversifica, porém perde potência . O axis mundi irradia seu poder em todas as direções e estabelece uma área sagrada , constituindo objetos , seres , corpos , terrenos , templos , casas , cidades , países, mundos , submundos , cosmo . O imago mundi [2] é tanto o macro como o microcosmo . O universo é o macrocosmo , mas relativamente também é o país , a cidade , o templo . O microcosmo é o próprio corpo , mas também o é o grupo familiar , o clã , a comunidade .

Olho de Deus,
nome popular da nebulosa Helix
Às vezes , o centro expandido ganha contornos simbólicos bem definidos como o da árvore da vida , a vaca sagrada , o ovo dourado {hiraNyagarbha}, o homem cósmico {puruSa}, etc.
Óvulo como Hiranyagarbha
Deste modo , o cosmo se personifica e pode ser identificado em uma divindade : Jesus, Nossa Senhora , São Francisco, Zeus, Afrodite, Shiva, Vishnu, Hanuman, Kali [shiva, viSNu, hanuman, kAlI], etc.
Nascimento da Vênus, detalhe
Sandro Botticelli
Vida como Jogo Divino
Todos esses centros expandidos são os palcos onde a vida se dá. Somos o atman[3] [Atman] dentro do Paramatman [4] [paramAtman]. O cosmo é o grande jogo divino , mahalila[mahAlIlA], é [ onde os desfrutes {bhoga} são vividos .  

Somos o atman, a centelha divina imóvel , no centro da roda do samsara [saMsAra], nos seus ciclos de nascimento-vida-morte-renascimento, de onde o yogi [yogI] busca libertar-se {mokSa}.


“É um yantra, que o devoto deve permitir que se revele á sua visão interiorpara então concentra-se nele. Deve ser inspirado por seus aspectos significativos eperceber que estes desvelam a essência secreta, a verdade, a realidade esotérica da natureza do universo e do seu próprio ser.” Zimmer [iv]



[1] axis mundi -  eixo do mundo
[2] imago mundi – mundo idealizado
[3] Atman – alma individual
[4] Paramatman – alma universal, Deus


Bibliografia
CRISTESCU, Horia e BOZARU, Dan. Introduction to Yantra, in http://sivasakti.net/articles/intro-yantra.html em 22/08/2010
MAGEE, Mike, tradução. Yantra and Pranapratishta, in  http://www.shivashakti.com/yantra.htm, em 22/08/2010

[i] ELIADE, Mircea. Sagrado e o Profano: a Essência das Religiões. 2ª ed, pg 61, São Paulo: Martins Fontes, 2008.
[ii] ibidem pg 26
[iii] ibidem pg 42
[iv] ZIMMER, Heinrich. Mitos e Símbolos na Arte e Civilização da Índia, 3ª reimpres, pg 161. Palas Athena, 2002.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...